quarta-feira, 29 de agosto de 2012

Crítica - Os Mercenários 2

Por Alex Constantino



O primeiro Os Mercenários trouxe novamente a ação desenfreada, descabida e descompromissada com qualquer coerência ou apuro artístico que marcou os filmes do gênero nos anos 80.
Ele tinha um público muito específico: os fãs do cinema de ação feito naquela época, principalmente aqueles que cresceram dividindo sua atenção entre os grandes astros da telona: Sylvester Stallone  e Arnold Schwarzenegger.
Esses fãs puderam ver, finalmente, o aguardado encontro deles na tela, que juntamente com Bruce Willis - outro grande expoente do cinema testosterona - protagonizaram a cena mais comentada da película, com diálogos recheados de referências e deixando um desejo nostálgico por mais.
E como a ideia é emular aquele tipo de cinema e, continuação naquela época significava dobrar o número de mortes e a sanguinolência, em Mercenários 2 foram buscar os então reis das locadoras Chuck Norris e Jean-Claude Van Damme para auxiliar nessa empreitada.
A história (que história?) continua a mesma, uma desculpa para que você veja sangue jorrando em profusão enquanto acompanhamos bonecos travestidos de capangas tendo suas cabeças explodidas e capotando em carros, tudo por terem se atrevido a ficar no caminho de vingança dos heróis.
A desculpa da vez ocorre logo depois dos mercenários voltarem da frenética missão que acompanhamos no início do filme. Mr. Church (Bruce Willis), descontente com o resultado da aventura mostrada no filme anterior, em compensação, pede que os mercenários busquem um certo artefato em território hostil. As coisa acabam não dando certo quando eles cruzam o caminho do grupo liderado pelo vilão Villain(!?) (Jean-Claude Van Damme), e agora além de se vingar pelo que o terrível bando fez, ainda precisam impedir que eles alcancem uma reserva de 5 toneladas de plutônio, que se cair em mãos erradas pode levar o mundo a um colapso.
E com esse fiapo de justificativa, acompanhamos os heróis numa viagem que replica/homenageia a substância, forma e estilo característicos dos filmes da época. Ah, e como os fãs adoraram a breve cena com nossos queridos brucutus, o filme é praticamente uma grande extensão dela, repleta de diálogos e imagens referenciais.
Assim, a tosqueira, mais do que defeito, está ali a serviço desse propósito, permitindo mostrar todas as idiossincrasias dos filmes de ação dos anos 80.  Os diálogos estão recheados de referências a personagens e à própria carreira dos atores, incluindo a mítica criada sobre a figura de alguns deles (sim, você verá a versão Chuck Norris Facts do ator!).
E um dos seus maiores trunfos é que em momento algum ele se leva a sério porque sabe muito bem qual era a qualidade dos filmes do gênero naquela época. Então, dá-lhe a menção a frases de efeito icônicas em contextos hilários e a apresentação de novas pérolas da sabedoria brucutu, tudo temperado por cenas de ação inverossímeis e igualmente divertidas. Até a introdução de publicidade descarada como o modelo de caneta Montegrappa do Stallone consegue arrancar risadas, ou ainda uma referência ao mundo real como o mestrado em engenharia química do personagem Gunnar, vivido por Dolph Ludgren (que realmente possui o tal mestrado e largou a vida acadêmica por causa de uma garota).
Como é um filme voltado a um nicho muito específico pode não agradar a plateia mais jovem, mas para quem possui essa bagagem cultural dos anos 80 ou tem contato com ela, certamente sucumbirá à nostalgia. Dito isso, para esse público, mais do que um filme de ação, é uma grande comédia que presta a melhor homenagem possível, rir da ingenuidade e descompromisso daquele cinema.
Portanto, se você se enquadra na categoria mencionada acima, deixe de lado nossos critérios costumeiros de avaliação e a nota final dada. Substitua-os pelo item diversão/nostalgia e sinta-se à vontade para somar a nota dada neles!

Direção: Simon West
Roteiro: Richard Wenk e Sylverter Stallone
Elenco: Sylverter Stallone, Jason Statham, Jet Li, Dolph Lundgren, Chuck Norris, Jean-Claude Van Damme, Bruce Willis, Arnold Schwarzenegger, Terry Crews, randy Couture, Liam Hemsworth, Scott Adkins, Nan Yu e outros.
Direção de Fotografia: Shelly Johnson
Edição: Todd E. Miller
Trilha Sonora: Brian Tyler
Duração: 103 min
País: EUA
Ano: 2012
Gênero: Ação
Previsão de Lançamento: 31 de Agosto de 2012

Nenhum comentário:

Postar um comentário