quarta-feira, 15 de agosto de 2012

Festival Varilux de Cinema Francês


Em sua edição de 2012 o Festival Varilux de Cinema Francês exibirá em 33 cidades brasileiras o que há de mais recente na cinematografia francesa. O evento acontece de 15 a 23 de agosto e apresentará filmes franceses inéditos no Brasil, em mais de 45 salas de cinema.
Segundo o material de divulgação do evento, sua programação será simultânea e conta com uma seleção de longas dos mais variados gêneros, da comédia ao thriller. Além disso, no Rio de Janeiro, sede do Festival, e em São Paulo, além dos filmes haverá encontros entre artistas convidados e o público.
Nomes importantes estarão presentes em São Paulo e no Rio de Janeiro, como a diretora e atriz franco-libanesa Nadine Labaki que vem ao país para divulgar o seu novo filme, “E agora, aonde vamos?”. Além de Nadine, as atrizes Agathe Bonitzer, protagonista de "Uma garrafa no mar de Gaza", Isabelle Candelier, de “Adeus Berthe o enterro da vovó”, e Astrid Bergès- Frisbey, protagonista de "A filha do Pai".
Moussa Touré, diretor senegalês de "O barco da esperança" (La Pirogue), Thierry Binistri diretor de “Uma garrafa no mar de Gaza”, Jean-Pierre Denis, diretor de “Aqui embaixo”, e Khaled Mouzanar, compositor da trilha sonora de “E agora, aonde vamos?”, também foram confirmados.
E para quem é do Rio poderá participar ainda da primeira "Oficina Franco-Brasileira de Roteiro Audiovisual" – “A Dramaturgia na Ficção Televisiva”, que se focará no desenvolvimento de roteiros para séries de TV e longas-metragens e contará com nomes do mercado audiovisual francês como François Sauvagnargues (especialista de ficção e delegado geral do FIPA/Festival Internacional de Programas Audiovisuais de Biarritz) e os roteiristas François Uzan, Pascale Rey e Marie du Roy.
Na abertura do Festival será exibido simultaneamente em todas as cidades o filme Intocáveis,cuja crítica você poderá conferir no Narratividade clicando no nome dele.  Não deixe de ler também nossas críticas aos filmes Um Evento Feliz e O Monge que também integram o evento.
Maiores informações e a programação completa poderá ser conferida na página do evento em http://www.variluxcinefrances.com.

Nenhum comentário:

Postar um comentário