segunda-feira, 13 de agosto de 2012

Crítica - Um Evento Feliz


Por Alex Constantino



A maternidade é um tema recorrente no cinema e, geralmente, quando é explorada explicitamente apresenta uma visão idealizada de um evento abençoado que transforma o mundo a seu redor, trazendo completude e propósito a seus protagonistas.
Um Evento Feliz apresenta uma visão que não nega esse poder emocional e transformador da maternidade, mas que tenta desmitifica-la através de uma versão mais íntima e sincera.
Adaptado do romance homônimo de Eliette Abécassis ele discute o tabu de que ter um filho é algo maravilhoso e ponto. Num tom tragicômico confronta o que é dito (e se espera) sobre a maternidade com aquilo que a protagonista sente (ou vive) a respeito dela.
Durante a gravidez Bárbara (Lousie Borgouin) sente uma perturbação pessoal e em seu relacionamento com Nicolas (Pio Marmai) e, diante da diferença entre a visão romanceada arraigada no senso comum e a realidade, existe um choque emocional que a deixa em dúvida sobre suas próprias capacidades.
Essa dualidade entre a idealização e realidade marca nitidamente as duas metades do filme: durante a gravidez e após o parto. A própria fotografia e direção de arte denotam essa mudança onde na primeira parte temos movimentos mais fluídos de câmera e cores mais vibrantes, enquanto na segunda metade as cores vão se definhando, juntamente com a fantasia de maternidade que a protagonista alimentava.
Ela recebe o choque de realidade tendo dúvida sobre sua aptidão de ser mãe, as noites mal-dormidas e o distanciamento físico e afetivo com Nicolas.
Há uma ótima caracterização da protagonista e ainda que a maternidade seja um assunto feminino, também está em discussão ali o papel da paternidade e da família e como cada um vai moldando (ou reconstruindo) sua identidade para se adequar a uma nova realidade. E muitos não conseguem.
E o filme ainda discute o falso dogma de que um filho pode reaproximar um casal, quando na verdade pode deixar mais expostas as rachaduras no relacionamento.
Os diálogos são francos e a narrativa não subestima a audiência antecipando caminhos, eis que estamos vivenciando a confirmação e quebra de expectativas junto com Bárbara. E assim como ela  é importante quando deixamos de lado algumas certezas para que possamos usufruir verdadeiramente o poder emocional de vivenciar uma experiência.

Direção: Rémi Bezançon
Roteiro: Eliette Abecassis (Romance),  Rémi Bezançon e Vanessa Portal
Elenco: Louise Borgouin, Pio Marmai, Josiane Balasko, Thierry Frémont, Gabrielle Lazure e outros.
Direção de Fotografia: Antoine Monod
Edição: Sophie Reine
Trilha Sonora: Laurent Perez
Duração: 107 min
País: França
Ano: 2011
Gênero: Drama/Comédia

Nenhum comentário:

Postar um comentário