quarta-feira, 8 de agosto de 2012

Crítica - A Tentação


Por Alex Constantino



Quando o detetive Hollis Lucetti (Terrence Howard) atende a um chamado sobre um homem que ameaça se jogar do topo de um edifício, ele acaba conhecendo Gavin Nichols (Charlie Hunnam) que revela estar agindo contra sua vontade.
Ele resolve contar ao policial sobre o trágico triângulo amoroso que o levou àquela situação extrema e sobre a difícil decisão que terá que tomar ao final do tempo que lhe foi dado, que coloca em jogo não só sua vida como seus valores.
Nesse thriller de corrida contra o tempo, o diretor optou por coincidir o prazo que resta ao personagem com a própria duração do filme. As tomadas do relógio na torre deixam não só os personagens cientes do tempo que lhes resta como reforçam o clima de suspense ao transferir ao espectador o senso de urgência, deixando-o ansioso à medida que toma conta de que o desenlace se aproxima.
Enquanto aparecem os créditos acompanhamos o nascer do sol numa tomada da igreja em primeiro plano e tendo ao fundo as indústrias petrolíferas despejando uma densa fumaça no horizonte. Ambos são elementos que caracterizam o antagonista e a forma como estão dispostos revela muito sobre o caráter dele.
Destaque também para a cena inicial em que vemos Gavin à beira do edifício em que as linhas deste tem um ponto de fuga fora da tela, apontando em direção ao vazio, como se o estivessem empurrando em antecipação, rumo a um triste desfecho.
Assim, acompanhamos com Gavin seu drama e, através de um longo flashback, entrecortado por cenas no tempo atual da trama, somos apresentamos, juntamente com o policial Hollis, aos fatos que o levaram àquele ponto.
Ficamos sabendo que, mais do que o amor de Shana Harris (Liv Tyler), está em jogo uma disputa entre a crença de seu marido Joe Harris (Patrick Wilson), um cristão fundamentalista, e o ateísmo convicto (e desiludido) de Gavin.
O choque entre esses valores é o grande tema da história onde o diretor, que também é o roteirista, parece se esforçar para divulgar sua visão cínica sobre a fé.
Para ele a fé serve para produzir deturpações fundamentalistas, o que talvez tenha motivado a inclusão de um discurso moralizante com uma dispensável menção ao atentado de 11 de setembro.
Ou ainda, as crenças religiosas apresentam um discurso hipócrita em que seus valores mudam de acordo com a conveniência, como no caso da subtrama do amigo gay de Gavin, praticante da cabala, uma vertente religiosa judaica, que se frustra em sua tentativa de se casar sob os auspícios de sua religião.
É como se nenhuma fé merecesse crédito e dentro das crenças religiosas não existisse a opção pelo caminho conciliatório do meio.
Apesar desse viés panfletário, é interessante como a verdadeira trama principal ocorre paralelamente, envolvendo o drama do policial Hollis.
Logo no início acompanhamos que ele descobriu sobre sua infertilidade e, por conta disso, chega a triste conclusão de que foi traído por sua esposa e possui dois filhos que não são seus.
Com sua vida em pedaços ele tem que lidar com a situação suicida. Porém, aos poucos, a história e os atos de Gavin vão transformando Hollis profundamente, assim como seu entendimento sobre a situação em que se encontra.
Enquanto no triângulo amoroso a situação é muito polarizada, na história de Hollis vê-se que há muitos tons de cinza entre o preto e o branco. Os interlúdios com cenas mostrando  a história do policial são as mais interessantes, uma vez que na suposta trama principal existem personagens com caracterizações e motivações pouco inspiradas, como a do próprio Gavin sobre sua desilusão com a fé.
No final a grande expectativa já não se encontra em qual decisão Gavin tomará, mas em saber qual será a resolução de Hollis sobre sua vida.

Direção: Matthew Chapman
Roteiro: Matthew Chapman
Elenco: Charlie Hunnam, Liv Tyler, Patrick Wilson, Terrence Howard, Christopher  Gorham e outros.
Direção de Fotografia: Bobby Bukowski
Edição: Alexander Hall e Anne McCabe
Trilha Sonora: Nathan Barr
Duração: 101 min
País: EUA/Alemanha
Ano: 2011
Gênero: Drama/Thriller
Previsão de Lançamento: 10 de Agosto de 2012

Nenhum comentário:

Postar um comentário