quinta-feira, 29 de novembro de 2012

Crítica - A Origem dos Guardiões

Por Alex Constantino



Na nova animação da Dreamworks, North/Papai Noel (Alec Baldwin), Bunny/Coelho da Páscoa (Hugh Jackman), Tooth/Fada dos Dentes (Isla Fisher) e Sandy/Sandman (mais conhecido no Brasil como João Pestana) foram escolhidos pelo Homem da Lua como guardiões e cada um deles é responsável, à sua maneira, por proteger todas as crianças. Em retribuição, seu poder provém da crença que cada uma delas alimenta sobre eles.
Porém, Pitch/Bicho-Papão (Jude Law) pretende retomar o poder que possuía na idade média, quando todas as crianças acreditavam em sua existência e o temiam. Para isso ele coloca em ação um plano engenhoso para destruir a crença nos guardiões enquanto amplia seu exército de pesadelos. É a maior ameaça que os guardiões já enfrentaram e para auxiliá-los o Homem da Lua nomeia um novo guardião, Jack Frost (Chris Pine), que pode ser decisivo na batalha, desde que primeiro se reconcilie com seu passado encontrando suas memórias perdidas e descubra seu verdadeiro cerne.
A partir daí acompanhamos um aventura épica, bem mais focada em agradar o público infantil já que foram deixadas de lado as costumeiras referências adultas que se fazem nas animações recentes para também agradar os marmanjos. E diante da temática, faz bastante sentido porque a história lida com ícones infantis que, assim como no filme, resistem em nosso mundo exatamente pela crença alimentada pelas crianças.
Isso não quer dizer que não seja agradável aos adultos, uma vez que remete a um elemento nostálgico e também existe todo o encanto de proporcionar essa fantasia aos pequenos.
Além disso, o grande destaque vai para a direção de arte com um belo design dos personagens - em especial do Sandman - e soluções inspiradas de cenários, como a fábrica do Noel, a toca do Coelho ou o castelo da Fada.
Por outro lado, a animação é excessivamente vertiginosa, o que não casa muito bem com o 3D que pede uma profundidade de campo maior e parcimônia nas mudanças abruptas de foco. Ao contrário, o filme investe, muitas vezes sem qualquer justificativa, em movimentar a câmera freneticamente como na cena inicial em que Jackie Frost aparece esquiando no gelo, sendo que isso não acrescenta nada, ao contrário, prejudicada bastante.
Na sessão foi possível logo no começo ouvir uma criança reclamando para a mãe que já estava enjoada e creio que não será raro que isso se repita.
Além disso, apesar da originalidade de utilizar as figuras infantis como um grupo contra um inimigo que é também do universo das crianças, o roteiro é bastante previsível e é possível antecipar acontecimentos e o próprio final com alguma facilidade.
Nada, porém, que prejudique seu público principal de se divertir com a história e de se identificar com as crianças do filme.

Direção: Peter Ramsey
Roteiro: David Lindsay-Abaire
Elenco: Hugh Jackman, Alec Baldwin, Isla Fisher, Jude Law, Chris Pine, Dakota Goyo, Khamani Griffin, Kamil McFadden e outros.
Diretor de Arte: Max Boas
Trilha Sonora: Alexandre Desplat
Duração: 97 min
País: USA
Ano: 2012
Gênero: Aventura (Animação)
Previsão de Lançamento: 30 de novembro de 2012

Nenhum comentário:

Postar um comentário