quarta-feira, 5 de dezembro de 2012

Crítica - Paris-Manhattan

Por Alex Constantino



Desde que a farmacêutica Alice (Alice Taglioni), em sua adolescência, viu um filme de Woody Allen pela primeira vez, se tornou obcecada pelo trabalho e pela figura dele. Ela mantém um pôster gigante em seu quarto, vive citando frases de seus filmes e costuma oferecer como tratamento a seus clientes DVDs das obras do cineasta nova-iorquino.
E assim como a protagonista, Paris-Manhattan está impregnado pela obra de Allen. Estão presentes elementos mais sutis como o próprio tom e estilo. Mas há também referências mais explícitas, apresentando-se uma personagem experimentando uma crise existencial, onde o  próprio cineasta vem ao auxílio da protagonista através de frequentes diálogos com o pôster em que ele despeja fartas doses de citações de seus filmes.
Isso não quer dizer que o filme não faça uso das maiores convenções do gênero, principalmente em relação ao encontro de Alice com seu potencial parceiro romântico Victor (Patrick Bruel) em circunstâncias incomuns e cômicas. E nesse encontro há ainda o recorrente estranhamento inicial entre o casal e o aparente choque de personalidades e crenças.
Portanto, não espere originalidade em relação à história porque já é possível antever a solução ao suposto dilema de Alice em escolher entre o ranzinza e feio Victor ou o simpático e boa-pinta Vincente (Yannic Soulier). E o título do filme, de certa maneira se justifica entre essa escolha entre o primeiro (Paris) ou o segundo (Manhattan).
De certa forma, mesmo que muito calcado na obra de Allen, um certo frescor advém do tempero francês, onde mesmo seguindo uma estrutura hollywoodiana, há diálogos e ações menos pudicos.

Direção: Sophie Lellouche
Roteiro: Sophie Lellouche
Elenco: Alice Taglioni, Patrick Bruel, Marine Delterme, Louis-Do de Lencquesaing, Michel Aumont, Marie Christine, Yannick Soulier Adam e outros.
Diretor de Fotografia: Laurent Machuel
Edição: Monica Coleman
Trilha Sonora: Jean-Michel Bernard
Duração: 77 min
País: França
Ano: 2012
Gênero: Comédia Romântica
Previsão de Lançamento: 11 de janeiro de 2013

Nenhum comentário:

Postar um comentário