quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

Crítica - Os Descendentes




Honesto. Esta é a palavra que define "Os Descendentes" novo filme de Alexander Payne (Sydeways – Entre umas e outras) que tem estréia prevista para este fim de semana.

Como Payne já havia feito em Sideways, ele vai apresentando os personagens aos poucos, quase como se o público fosse personagens coadjuvantes do roteiro. E é nessa condição que todos se aproximam de Matt King (George Clooney) e vê ao seu lado o sofrimento pelo acidente de barco sofrido pela esposa em Waikiki, Havaí. Assistem também a dificuldade que ele tem ao se relacionar com suas filhas, e de uma negociação complicada relacionada a terras que pertencem a sua familia desde a época que a realeza controlava o Havaí.

Nesta toada, um roteiro preciso, ora dramático, ora cômico, e quando você se dá conta já se está totalmente envolvido, com os personagens, com a cidade, com um Havaí longe do que é normalmente apresentado nos filmes.




Outro ponto forte do filme são as interpretações de George Clooney e Shailene Woodley, Clooney como costumeiramente nos últimos filmes não tem deixado a desejar. Já Woodley me surpreendeu e também foi muito bem.





Se o roteiro é ótimo, as interpretações boas, não tinha como não elogiar a direção de Alexander Payne que também co-escreveu o roteiro ao lado de Nat Faxon e Jin Rash. Mais uma vez ele consegue impor o seu ritmo e mostrar a vida como muitas vezes ela é, cômica, dramática, cheia de confusões, revelações, emoções e decisões, enfim, real e intensa como ela deve ser.

Um filme que consegue agradar e ficar acima da média em roteiro, atuações e direção, não tem como não ser bom. Deve sim, ser conferido para ver se merece todos os prêmios que vem recebendo.



Os Descendentes

Direção: Alexander Payne
Roteiro: Alexander Payne, Nat Faxon e Jin Rash
Elenco: George Clooney, Amara Miller, Shailene Woodley, Mathew Lillard, Beua Bridges, Robert Forester, Judy Greer, Nick Krause, Rob Huebel, Patricia Hastie.
Produção: Jim Burke, Alexander Payne e Jim Taylor.
Fotografia: Phedon Papamichael.
Duração: 110 minutos
Ano: 2011
País: Eua
Distribuição: Fox Film

Nenhum comentário:

Postar um comentário