domingo, 22 de janeiro de 2012

Crítica - As Mulheres do 6° Andar




Era um biquíni de bolinha amarelinha tão pequenininho...

"As Mulheres do 6° andar é uma comédia francesa, elegante, deliciosa, daquelas que não se pode perder.
Philippe Le Guay diretor e roteirista ao lado de Jérôme Tonnerre, nos apresenta personagens simpáticos, reais, cativantes e vai nos envolvendo desde a primeira cena, mostrando uma Paris como sempre bela, na década de 60.





No início acompanhamos Jean-Louis Joubert um homem de meia-idade que trabalha em negócio da própria família e que adora um ovo esquentado por três minutos e meio, algo que determina o seu humor durante o dia. É casado com uma mulher pra lá de madame.




A vida deles começa a mudar quando a empregada da família que estava com eles a mais de 25 anos pede as contas e eles buscam substituí-la e se dão conta que empregadas domésticas francesas  estão em extinção. Sem ter para onde correr, recorrem as empregadas domésticas espanholas que tentam sobreviver em Paris, e contratam Maria.




Com este novo elemento passamos a conhecer um pouco mais das mulheres espanholas que vivem justamente no 6° andar do prédio onde o senhor Joubert vive com sua família. É em um destes momentos que conhecemos um pouco mais destas mulheres.




A trilha sonora de José Arriagada nos proporciona um ótimo momento quando vemos essas distintas senhoras cantando em francês "Biquini de bolinhas amarelinha". Simplesmente encantador.


Ressalto o roteiro simples e incrível, interpretações ótimas de Fabrice Luchini como Joubert, das ótimas como sempre, e desta vez, sem Almodóvar, Carmen Maura (Matador, Mulheres a beira de um ataque de nervos, Volver) e Lola Dueñas (Fale com ela,Volver, Abraços Partidos) além é claro de Natalia Verbecke (O filho da noiva) que está muito bem no papel de Maria.

Um filme gostoso de se ver e que não deixa de mostrar e cutucar como era a França antes de 1968.
Se eu fosse você ficaria na fila na estréia no dia 27 de janeiro ou até mesmo iria na pré-estréia que já está rolando em alguns cinemas para acompanhar esta excelente comédia. Garanto que você vai gostar e vai cantar biquíni de bolinha amarelinhas junto com as espanholas.



As Mulheres do 6° Andar

Diretor: Philippe Le Guay
Elenco: Fabrice Luchini, Sandrine Kiberlain, Natalia Verbeke, Carmen Maura, Lola Dueñas, Berta Ojea, Nuria Solé, Concha Galán, Marie-Armelle Deguy, Muriel Solvay
Produção: Etienne Comar, Philippe Rousselet
Roteiro: Philippe Le Guay, Jérôme Tonnerre
Fotografia: Jean-Claude Larrieu
Trilha Sonora: Jorge Arriagada
Duração: 104 min.
Ano: 2010
País: França
Gênero: Comédia

Nenhum comentário:

Postar um comentário