domingo, 29 de janeiro de 2012

Crítica - J.Edgar


Divulgação


Clint Eastwood, é uma lenda viva do cinema mundial por sua carreira como ator e também por sua brilhante carreira como diretor, apenas para ilustrar e talvez relembrar alguns, são direção de Eastwood, Sobre meninos e Lobos, Menina de Ouro, Gran Torino, direções notáveis na última década. Agora também como todo ser humano cometeu alguns erros como o último filme dele Além da vida que é um acumulo de clichês, digo isso como fã da direção do senhor Eastwood. Logo, J.Edgar...



Leonardo Dicaprio vem construindo uma carreira respeitável ao trabalhar com grandes diretores, basta olhar para os últimos que ele atuou, citando alguns exemplos vale ressaltar a parceria com Scorcese em Gangues de Nova York, O Aviador que lhe deu um Globo de Ouro e uma indicação ao Oscar Os Infiltrados e Ilha do Medo, a atuação em A Origem de Christopher Nolan, então por que não trabalhar com Clint Eastwood? Sem contar outros bons trabalhos como por exemplo Diamantes de Sangue que lhe rendeu uma nova indicação ao Oscar como melhor ator e do ótimo filme Foi apenas um Sonho. Logo, J.Edgar...

Dustin Lance Black foi o escolhido para fazer o roteiro, para quem não se lembra Blake foi o responsável e vencedor da estatueta por Milk – A voz da igualdade. Logo, J.Edgar...

Quem foi J.Edgar Hoover?

No filme que entra em cartaz este fim de semana, Clint Eastwood e sua equipe nos mostra um Hoover (Di Caprio) e sua briga para a criação do FBI (Federal Bureau of Investigation). Nesta guerra particular ele enfrentou, chantagens, politicagens, muitas vezes de maneira dura. Deixando assim de ser um jovem funcionário determinado para se tornar diretor do hoje tão famoso FBI.

O roteiro de Black também focou na vida pessoal, de Hoover, sua relação com a mãe e com o segundo em comando do FBI e amigo Clide Tolson. E é justamente através de Tolson interpretado por Armie Hammer (Rede Social) que é mostrada a relação homossexual e conflitos pessoais de Edgar Hoover.

Não achei boa direção de Clint Eastwood, mais uma vez, talvez porque o roteiro é muito arrastado, muito longo e repetitivo.

Com relação a pergunta quem foi J. Edgar Hoover? Para nós brasileiros que pouco conhecemos a história dessa personalidade marcante do século XX, deixou a desejar. Justamente porque o roteiro fica na superfície, seja na carreira como na vida pessoal de J.Edgar Hoover.


O ponto forte é a interpretação de Leonardo DiCaprio e mesmo de Judi Dench . No caso de Di Caprio vale valorizar independente de ter sido ou não indicado ao Oscar.

Por ser um Clint Eastwood vale conferir de perto para falar bem ou mal depois.



J.Edgar

Diretor/Produtor/Compositor - Clint Eastwood                    
Roteirista- Dustin Lance Black
Elenco - Leonardo DiCaprio, Armie Hammer. Naomi Watts, Josh Lucas e Judi Dench        
Produtores - Brian Grazer e Robert Lorenz              
Produtores Executivos - Tim Moore e Erica Huggins          
Diretor de Fotografia - Tom Stern, AFC, ASC            
Diretor de Arte - James J.Murakami                          
Editor - Joel Cox, A.C.E e Gary D. Roach  
Figurinista - Débora Hopper    

2 comentários:

  1. Bom, sou fã do Leonardo Dicaprio e por isso que muito conferir esse filme. Todos os ultimos filmes feitos pelo Dicaprio são um pouco parados, longos porem todos com finais surpreendentes. Espero que esse tambem seja.

    ResponderExcluir
  2. Oi Tamma valeu pelo comentário e por sempre acompanhar e comentar os textos.
    Também sou fã do Di Caprio e do Eastwood. Assista sim ao filme e depois volte e diga o que você achou.

    Beijo

    ResponderExcluir