terça-feira, 17 de janeiro de 2012

Crítica - As Aventuras de Tintim



Como é que um repórter que agora no último dia 10 de janeiro completou 83 anos pode ser tão cheio de vida, tão perspicaz e agradar tanto crianças e adultos?
É isso que se verá nos cinemas a partir do próximo dia 20 de janeiro, próxima sexta, quando estréia "As Aventuras de Tintim" -  dirigido por Steven Spielberg que também assina a produção ao lado de Peter Jackson. Filme que leva as telas o quadrinho criado por Hergé que já vendeu mais de 230 milhões de exemplares e foi traduzido para mais de 80 idiomas.



Spielberg e Jackson optaram em fazer uma animação onde atores usam trajes que reproduzem digitalmente seus movimentos. Técnica conhecida e usada por Jackson na Trilogia Senhor dos anéis e King Kong. A animação, diga-se de passagem, ficou lindíssima, tenho que concordar.





Os roteiristas Steven Moffat, Edgar Wright, Joe Cornish, fizeram um bom trabalho com os cativantes personagens criados por Hergé, como o caso de Dupont e Dupond a dupla de detetives, com o capitão Haddock vivido por Andy Serkis (Trilogia Senhor dos Anéis e King Kong)  e claro com grande cão Milu amigo fiel de Tintim (Jamie Bell). Ainda fazem parte do elenco Daniel Craig e Simon Pegg. Com tudo isso e com um fã assumido da série, Spielberg, esse projeto não tinha como dar errado.

Desde os primeiros minutos a aventura não para, queremos descobrir cada segredo que aparece, desde o momento em que Tintim compra uma maquete da embarcação Licorne numa feira de antiguidades e descobre que existe um grande mistério a rondando. É tanta aventura, perseguições, correrias que não tem como não lembrar do clássico Indiana Jones.

A qualidade digital com certeza é um ponto alto do filme, mas desta vez a favor da proposta e do roteiro.

Vale comentar que me incomodei com o movimento de câmera escolhido por Spielberg, que em muitas partes é excessivo, o que incomoda para ler as legendas. Sendo assim você tem duas opções, não prestar atenção nas legendas ou assistir a uma cópia dublada. Agora não deixe de ver em IMAX, vale a pena!

Veja esse filme, não porque o filme acabou de ganhar o Globo de Ouro por animação e provavelmente faturará o Oscar, mas sim porque vale a pena acompanhar um velhinho de 83 anos que ainda tem muita lenha para queimar, além dos quadrinhos.


As Aventuras de Tintim 

País: EUA/ Nova Zelândia
Diretor: Steven Spielberg
Elenco: Vozes na versão original de: Daniel Craig, Simon Pegg, Jamie Bell, Andy Serkis, Cary Elwes, Toby Jones, Nick Frost, Tony Curran, Sebastian Roché, Mackenzie Crook
Produção: Peter Jackson, Kathleen Kennedy, Steven Spielberg
Roteiro: Steven Moffat, Edgar Wright, Joe Cornish
Fotografia: Janusz Kaminski
Trilha Sonora: John Williams
Duração: 108 min.
Ano: 2011
Gênero: Animação


4 comentários:

  1. Confesso que nao assisti muito os desenhos do Tintim na minha infancia, mas esse filme me despertou curiosidade. Com certeza irei assistir, ainda mais depois de tanto elogio ao filme.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu pelo comentário.
      Os quadrinhos do Tintim são muito bons. O filme vale a pena. Confira e depois diga se valeu tantos elogios.
      Inté

      Excluir
  2. Hmm, também me deu vontade de assistir! Gostei bastanta da crítica, muito profissional :D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Ester.
      Quando você assistir ao filme diga o que você achou.
      Beijo

      Excluir