quarta-feira, 12 de setembro de 2012

Crítica - Vizinhos Imediatos de 3º Grau

Por Alex Constantino



Em Ataque ao Prédio (Attack the Block), filme inglês de 2011, um grupo de adolescentes desordeiros de South London descobrem uma invasão alienígena e acabam se tornando os defensores de seu quarteirão como o título original informa (e o título brasileiro estraga).
Parece que Hollywood curtiu a ideia e, em Vizinhos Imediatos de 3º Grau (The Watch), repete a fórmula numa nova roupagem pelas mãos de Seth Rogen, que parece ter bastante crédito na indústria, tendo emplacado mais essa comédia, desta vez como um dos roteiristas.
Na versão norte-americana temos Evan Troutwig (Ben Stiller), gerente sênior da CostCo local e um cidadão exemplar da pacata Glenview, localizada no estado de Ohio. Sua rotina é alterada quando o vigia noturno de sua loja tem uma morte brutal e misteriosa e a polícia parece despreparada e incompetente para lidar com o caso.
Com a intenção de solucionar o crime e, de quebra retomar a paz em Glenview, ele resolve criar um grupo de vigilantes da vizinhança que acaba atraindo Bob (Vince Vaughn), Franklin (Jonah Hill) e Jamarcus (Ricahrd Aoyade), mais preocupados em curtir com a rapaziada, beber algumas cervejas e dar um tempo na rotina familiar.
Apesar da bem intencionada motivação do grupo (pelo menos de Evan), ele não encontra muita agitação e é motivo de piada para as cidadãos que deveriam estar protegendo, até que descobrem que a situação é muito mais complicada do que imaginavam ao se deparar com um plano secreto de invasão alienígena que só eles podem desbaratar, antes que seja tarde.
E a partir daí, assim como na comédia britânica com quem compartilha uma versão infeliz do título brasileiro, acompanhamos mais uma história onde um grupo disfuncional e atrapalhado deve lidar com uma situação extraordinária, muito além de suas capacidades.
A ideia é fazer com que a plateia ria em primeiro lugar da própria personalidade caricatural dos protagonistas, da sua tentativa desastrada de encontrar alguma agitação com o grupo de vigilância e, então, partir para as bizarrices quando eles têm que lidar com a grande “ameaça” alienígena.
E para não perder a piada, vale até mesmo sacrificar qualquer consistência do roteiro, como colocar um dos ETs para dar uma dica manjada para os heróis ou ocorrer uma revelação inexplicável  de um personagem somente para empurrar a história adiante. Some-se a isso a tentativa frustrada e vergonhosa de incluir uma suposta pista falsa para enganar a audiência.
A habilidade cinematográfica do diretor Akiva Schaffer não fica muito atrás, com excesso de stablishing shots, recurso que era muito utilizado para situar o público mais disperso da TV apresentando um breve plano do local em que a cena a seguir ocorreria e que até mesmo na telinha tem caído em desuso com a evolução  cinematográfica” da audiência atual. Soa até besta que ele insista em apresentar a casa em que ocorrerá a cena, uma vez que o próprio interior das locações é bem distinto e facilmente identificável.
Como o diretor é creditado como um dos principais criadores dos curtas do humorístico televisivo Saturday Night Live, explica-se a ingenuidade  de seu estilo e a falta de fôlego para manter a coesão da história.
E se você gosta dos estereótipos que os atores têm repetido à exaustão em seus filmes, verá um típico personagem de Ben Stiller, Vince Vaughn e Jonah Hill. Nem o britânico Richard Aoyade escapa de reapresentar a persona de seu conhecido personagem na série inglesa The IT Crowd. Juro que quando ele apareceu na porta pela primeira vez ouvi em minha cabeça aqueles aplausos que são disparados quando temos uma participação especial numa série cômica.
 Apesar disso, isoladamente, existem cenas e diálogos engraçados que, no final das contas, somam alguns pontos ao filme.

Direção: Akiva Schaffer
Roteiro: Jared Stern, Seth Rogen e Evan Goldberg
Elenco: Ben Stiller, Vince Vaughn, Jonah Hill, Ricahrd Ayoade, RoseMarie Dewitt, Will Forte, Mel Rodriguez, Doug Jones, Erin Moriarty, Nicholas Braun e outros.
Direção de Fotografia: Barry Peterson
Edição: Dean Zimmerman
Trilha Sonora: Christophe Beck
Duração: 102 min
País: EUA
Ano: 2012
Gênero: Comédia
Previsão de Lançamento: 14 de Setembro de 2012

Nenhum comentário:

Postar um comentário