quarta-feira, 5 de setembro de 2012

Crítica - Abraham Lincoln - Caçador de Vampiros


Por Alex Constantino



Com o sucesso do livro Orgulho e Preconceito e Zumbis, lançado em 2009, houve uma explosão da chamada literatura mashup.
Com a discutível justificativa de apresentar a literatura clássica a novos leitores, neste gênero o autor utiliza uma obra em domínio público acrescentando nela elementos mais contemporâneos da cultura pop como zumbis, vampiros, bruxas, etc.
A moda fez tanto alarde que contaminou até autores clássicos brasileiros como Machado de AssisJosé de Alencar e Bernardo Guimarães que também tiveram suas obras “mixadas”.
Em 2011, Seth Grahame Smith, o precursor dessa onda com o livro de Jane Austen, lançou mais um romance, dessa vez “discotecando” a biografia de Abraham Lincoln, um dos presidentes mais idolatrados pelos estadunidenses.
Diante do sucesso dessa nova empreitada de Smith, naturalmente sua história seguiu para a telona, cujos estúdios, carentes de interesse em ideias originais, têm preferido vampirizar o público formado por obras de outras mídias em busca de lucro certo.
E como Smith foi quem deu o pontapé inicial nessa onda, foi chamado também para escrever o roteiro,  afinal o estúdio deve ter imaginado que seria melhor chamar o “especialista” em mistureba na tentativa de torna-la palatável para as telonas .
E, portanto, assim como na versão escrita, acompanhamos Abraham, nos EUA do Séc. XIX, desde que testemunhou a morte de sua mãe pelas mãos de um vampiro até se tornar um caçador implacável destas criaturas da noite, isso tudo arrumando um tempinho para encontrar uma esposa, entrar na política e se tornar um dos presidentes mais queridos da história daquele país.
Daí, dá-lhe um amontoado de fatos históricos relacionados à vida do personagem e à guerra de secessão sendo modificados para incluir os sugadores de sangue (não confundam: os vampiros não os executivos dos estúdios ok?).
Se Smith fosse um DJ literário/roteirístico mais habilidoso talvez pudesse surgir uma história divertida ou interessante, mas como parece não levar muito jeito prá coisa, ficou parecendo mais uma melodia que alguém achou interessante estragar incluindo vários ruídos.
As motivações dos personagens, incluindo dos vampiros, chega a ser ridícula, assim como a desculpa para apresentar a versão de que a guerra de secessão na verdade esconderia um embate com tais criaturas.
Isso sem contar que a parte real da história é jogada sem muito desenvolvimento, onde, ao invés de utilizar uma elipse como ferramenta artística, foi mais um artifício preguiçoso para mostrar  o jovem Abraham discursando para alguns gatos pingados enquanto se equilibrava numa caixa para daí a pouco já aparecer como o presidente dos EUA.
Na hora de decidir o que tirar de gordura extra do roteiro, nosso amigo Smith, muito "perspicaz", resolveu cortar os fatos históricos que tornaram Abraham uma figura tão lendária (e que em princípio deveriam justificar a escolha dele como herói da película) para dar mais espaço para a ação espetaculosa, descerebrada e igualmente despropositada, como a grande vingança do protagonista que acontece num combate em meio a um estouro de cavalos.
E o diretor russo Timur Bekmanbetov acompanha essa mesma proposta (ou falta dela) em suas escolhas estéticas. Aliás, como a história é bem sintonizada com seu estilo, vemos a repetição de todas as suas idiossincrasias, como pessoas voando em câmera lenta aos montes, assim como fez em sua versão russa da luta secreta entre seres fantásticos em Guardiões do Dia e Guardiões da Noite. É um amontoado de cenas improváveis de ação com efeitos visuais bacanudos.
No fim, é um filme feito para o protagonista caçar vampiros e entreter zumbis.

Direção: Timur Bekmanbetov
Roteiro: Seth Grahame Smith
Elenco: Benjamin Walker, Dominic Cooper, Anthony Mackie, Mary Elizabeth Winstead, Rufus Sewel, Marton Csokas, Jimmi Simpson, Erin Wasson e outros.
Direção de Fotografia: Caleb Deschanel
Edição: William Hoy
Trilha Sonora: Henry Jackman
Duração: 105 min
País: EUA
Ano: 2012
Gênero: Ação
Previsão de Lançamento: 07 de Setembro de 2012

Nenhum comentário:

Postar um comentário