sexta-feira, 30 de março de 2012

Crítica - Heleno




Quem foi Heleno de Freitas?

Um jogador de futebol temperamental? Dizem que sim.

Um boêmio? Dizem que sim.

Um gênio? Dizem que sim.

Este fim de semana entra em cartaz o filme sobre ele, que conta a trajetória deste brasileiro. Heleno de Freitas, talvez um dos primeiros "jogador-celebridade", "craque-problema" como chamamos, isso em uma época bem diferente da que estamos vivendo hoje.

Muitas vezes quando vamos aos cinemas não fazemos a minima ideia do esforço que toda equipe de produção teve até chegar aquele momento. Quando se fala em cinema no Brasil pode multiplicar por oito este esforço.

Heleno o nosso filme em questão levou 8 anos de produção até ficar pronto. Foram anos de luta, de capitação de recursos e esforços de todos os lados. Isso fica claro quando vemos praticamente um curta metragem de apresentação dos patrocinadores e apoiadores a este grande filme do atual cinema nacional.Vocês podem achar estranho, já que Rodrigo Santoro está no elenco. Claro que isso ajuda mas não resolve todos os problemas. A questão é: Fazer cinema no Brasil não é fácil!


Agora quando você entrar na sala de cinema e vir o primeiro frame, você perceberá o que é paixão de uma equipe em realizar um trabalho. Verá que a escolha do filme ser em Preto e Branco foi perfeita, parece nos proporcionar caminhar por um Rio de Janeiro da década de 40 e 50. É realmente um trabalho fantástico da equipe de fotografia, direção de arte e figurino que se embasando em um roteiro muito bom, escrito por José Henrique Fonseca, Felipe Bragança, Fernando Castets  que possibilita trabalhar com todos estes elementos. Um excelente trabalho comandado por José Henrique Fonseca (Mandrake da HBO e o Homem do Ano)

Sobre Rodrigo Santoro, o que dizer?

Grandes personagens precisam ser vividos por grandes atores e a escolha por Santoro foi perfeita. ele mergulhou no projeto que é preciso que seja feito para dar vida a este mito do futebol brasileiro. E a interpretação feita por Rodrigo é incrível seja no momento de galã de familia rica, dentro de campo e melhor ainda no momento em que Heleno sofre com a sífilis


Durante a coletiva para imprensa ele contou alguns detalhes de seu trabalho, como por exemplo ter sido treinado para as cenas de campo ex-jogador de futebol Claudio Adão para dar mais veracidade e convencimento. Falou sobre perder 11 quilos para uma interpretação da fase de sífilis de Heleno.
Agora o que ele não revelou é como ele fez este excelente trabalho, quase perfeito de dar vida ao irreverente jogador do Botafogo, personificar este mito da história do futebol brasileiro é digno de aplauso, um excelente trabalho de Santoro. Uma das melhores, se não a melhor interpretação de sua carreira. Algo que você só entenderá vendo.

Vale ressaltar a interpretação muito boa de Angie Cepeda e Mauricio Tizumba.

O filme não é sobre futebol, o filme é sobre um homem e suas escolhas. E a equipe de Heleno mesmo com todas as dificuldades nos conta isso de maneira linda. O filme é uma linda poesia. Sem dúvida um dos  melhores filmes do ano até agora.

Quem foi Heleno de Freitas?

Vá ao cinema e descubra.



Diretor: José Henrique Fonseca
Roteiro: José Henrique Fonseca, Felipe Bragança, Fernando Castets
Elenco: Rodrigo Santoro, Alinne Moraes, Othon Bastos, Herson Capri, Angie Cepeda, Erom Cordeiro, Orã Figueiredo, Henrique Juliano, Duda Ribeiro
Produção: José Henrique Fonseca, Eduardo Pop, Rodrigo Teixeira, Rodrigo Santoro
Fotografia: Walter Carvalho
Ano: 2010
Duração: 116 min
País: Brasil
Gênero: Drama
Cor: Preto e Branco
Distribuidora: Downtown Filmes
Classificação: 14 anos


Uma curiosidade: Nas palavras do próprio Rodrigo Santoro emocionado sobre Tizumba com quem gravou as cenas de Heleno debilitado por conta sífilis:

"Tizumba é um grande artista mineiro, um ser humano incrível. Toca, canta, compõe, é poeta, filósofo... até cachaça ele faz", elogiou "Ele foi um alimento incrível. Foi muito natural e foi tocante a nossa relação desde o começo. Ele veio com um amor, um carinho e a gente nem se conhecia. No primeiro contato, ele me olhou, me deu um abraço. Senti tanto calor, tanto amor e pensei: é o cara que vai cuidar de mim", emendou. "Tive que me segurar na gravação das últimas cenas"

2 comentários:

  1. Realmente o filme é sensacional, perfeito. Tão perfeito que você nem repara que o filme é em preto e branco. Quanto ao Rodrigo tenho certeza que é a sua melhor performance, digna de muitos premios. A história é triste e remete a um tempo onde não havia tanta facilidade quanto hoje. Portanto, que os nossos atletas-estrelas tenham essa história como exemplo.
    Sérvulo Rocha

    ResponderExcluir
  2. Não tenho vontade de ver esse filme por 2 motivos: filme brasileiro e rodrigo santoro. Filmes brasileiro sao todos parecidos com novela da globo.rs talvez esse, por relatar a vida de um jogador, nao deve ter só putaria e palavrao. Que é o "foco" de 90% dos filmes nacionais. O Rodrigo Santoro se tornou um ator convencido. Tem atriz brasileira q ja fez bem mais filmes internacionais e atua melhor q ele e nao tem rei na barriga.

    ResponderExcluir