quarta-feira, 21 de março de 2012

Crítica - Projeto X




Quando escutei falar do filme Projeto X que entrou em cartaz nos cinemas no último fim de semana, confesso que não me chamou atenção.

Depois escutei falar também que ainda este ano chega aos cinemas "American Pie - O Reencontro" para findar a série adolescente que fez sucesso no final da década de 90. Então pensei que como vi "American Pie" por que não ver este novo Projeto X, já que os dois tratam da mesma coisa, adolescentes.

Foi quando recebi o convite da Warner Bros para ver o filme.Conversando com alguns jornalistas antes da sessão,  respondia que não conhecia muito sobre o filme e que estava esperando para ver no que ia dar.



O filme começou. Passaram dez minutos, vinte, quarenta, risadas aqui e ali e o que mais tinha era: Ai..ops...reações instantâneas a um tanto de coisas absurdas que aconteciam no filme. Depois dos quarenta e poucos minutos...

Todo (ou quase todo) adolescente tem o desejo de ser o popular da escola, ficar com a garota(o) mais bonita, além de carregar o ano inteiro o título de ter feito a melhor festa do ano. É justamente sobre isso Projeto X, popularidade. Costa (Oliver Cooper) é um adolescente que quer transformar a festa de aniversário do tímido Thomas (Thomas Mann, vejam só é o mesmo nome do grande romancista alemão* ) em "A Festa do ano" e para isso ele conta com a ajuda do amigo JB (Jonathan Daniel Brown) que é o amigo gordo que a maioria dos filmes adolescentes na linha de Porky's (filmes de comédia adolescente da década de 80) tem. Com o objetivo de ser popular em mente, eles não medem os riscos, quando digo isso, entendam que eles não medem os riscos ao quadrado.


Desde os preparativos até a festa em si, temos uma comédia adolescente com todas as peripécias que cabem a ela, até os quarenta minutos, como falei antes, é isso que temos. Logo depois é um turbilhão de eventos que caracteriza a geração adolescente atual. O que já é também uma característica de Todd Phillips diretor de Se beber não case I e II que é produtor de Projeto X.




O que eu não sei é: Me incomodei com o filme porque talvez esteja ficando velho e o fato de muitos adolescentes juntos transtornados com os efeitos do uso de álcool e drogas desmedidos, não me diverte ou se o filme é realmente bom e nos apresenta uma crítica a sociedade e eu não percebi?

Assista e me diga o que você acha.



Projeto X


Diretor: Nima Nourizadeh
Roteiro: Matt Drake, Michael Bacall
Produção: Todd Phillips
Produtores Executivos: Scott Budnick, Alex Heineman e Marty P. Ewing
Elenco: Thomas Mann, Oliver Cooper, Jonathan Daniel Brown, Nichole Bloom, Dax Flame,Miles Teller, Sam Lant, Martin Klebba.
Fotografia: Ken Seng
Editor: Jeff Groth
Diretor de Arte: Bill Brzeski
figurinista: Alison McCosh
Duração: 88 min.
Ano: 2012
País: EUA
Gênero: Comédia
Cor: Colorido
Distribuidora: Warner Bros.
Classificação: 18 anos


 *Thomas Mann é o nome de um grande romancista do século XX premiado com o prêmio Nobel de Literatura em 1929 pelo livro Buddenbrooks, entre outras obras podemos encontrar "A montanha Mágica" e "A Morte em Veneza".

Nenhum comentário:

Postar um comentário