domingo, 11 de março de 2012

Crítica - Habemus Papam





Itália aproximadamente 60 milhões de pessoas. Deste número mais de 85 % identificam-se como católicos, embora o número de praticantes seja bem menor que os oitenta e tantos porcento. No meio da bota existe um pontinho que é na verdade um dos países mais ricos do mundo, sede da igreja católica, 100% católicos, claro, estou falando do Vaticano.

Alguns anos atrás, com a morte de João Paulo II, pudemos  acompanhar um conclave para a eleição de um novo sumo pontífice, mais conhecido como Papa. De fato pudemos aguardar como a multidão na praça São Paolo e o mundo a tal fumaça branca anunciar que o novo líder da igreja católica fora escolhido.
Este é o assunto do novo filme do diretor e roteirista Nani Moretti ( O Quarto do filho). Ele mostra como os cardeais se sentem perante a eleição de seu novo líder, quais são suas responsabilidades, o que pensam e como reagem a cada momento enquanto todos esperam.



Uma sucessão de eventos acontecem até culminar em um ataque de pânico  do novo escolhido. Ato que leva os assessores do Vaticano buscarem um renomado professor de psicologia para ajudar na situação. O problema é que o professor é ateu. Este elemento estranho e as descobertas que fazemos sobre os cardeais conduzem esta boa comédia dramática.



Moretti e os outros roteirista Francesco Piccolo e Frederica Pontremoli optam em trabalhar um tema polêmico de uma maneira humanizada em um roteiro nada usual, nos deixando cada vez mais curiosos para saber o que vai acontecer. Tudo isso recheado de ótimas atuações, a se destacar a atuação de Michel Piccoli. Além de ótimas imagens do Vaticano.
É um filme inteligente, que te provoca e faz pensar..




Habemus Papam

País: Itália/ França
Diretor: Nanni Moretti
Elenco: Michel Piccoli, Nanni Moretti, Renato Scarpa, Jerzy Stuhr, Franco Graziosi, Margherita Buy, , Leonardo Della Bianca
Produção: Jean Labadie, Nanni Moretti, Domenico Procacci
Roteiro: Nanni Moretti, Francesco Piccolo, Federica Pontremoli
Trilha Sonora: Franco Piersanti
Fotografia: Alessandro Pesci
Duração: 102 min.
Ano: 2011
Gênero: Comédia Dramática
Cor: Colorido
Distribuidora: Vinny Filmes

Nenhum comentário:

Postar um comentário