terça-feira, 10 de abril de 2012

Crítica - Xingu



"Orlando, Cláudio e Leonardo compuseram as vidas mais extraordinárias e belas de que tenho notícia.Pequenos-burgueses paulistas, condenadas a vidinhas burocráticas medíocres, saltaram delas para aventuras tão ousadas e generosas que seriam impensáveis, se eles não as tivessem vivido. Só se compara à de Rondon a façanha desses três irmãos que se meteram Brasil adentro por matas e campos indevassados ao encontro de índios intocados pela civilização..."  - Darcy Ribeiro




Esta é uma parte do prefácio de Darcy Ribeiro para o livro " A Marcha para o Oeste" escrito por Orlando (Felipe Camargo) e Cláudio (Jão Miguel) Villas-Bôas, uma das obras que serviram de inspiração para o filme Xingu que esta em cartaz nos cinemas do Brasil. No livro, Orlando e Cláudio contam a aventura deles junto ao seu irmão Leonardo(Caio Blat) quando e desbravaram o oeste brasileiro. 


Cao Hamburger( O ano em que meus pais saíram de férias)  consegue fazer um excelente trabalho colocando nas telas essa verdadeira aventura que sem dúvida é um capítulo importante da nossa história. Além disso consegue nos deixar mais próximos e curiosos sobre a vida destes três brasileiros que tanto lutaram pela proteção aos índios de nosso país.




No filme podemos ver a política do país naquele momento e como os Villas-Bôas lidavam com esta situação, além é claro da relação deles e o grau de envolvimento que eles tinham com os índios.


As atuações são boas. Destaco a atuação de Felipe Camargo(Jogo subterrâneo) e elogio o excelente interpretação de João Miguel (Estômago), que nos últimos filmes realizou trabalhos muito bons. O filme possui belas imagens, um bom trabalho de Adriano Goldman diretor de fotografia e de Cassio Amarante diretor que conseguiu reconstruir muito bem o modo que viviam os irmãos durante a Marcha.


É um filme que não se pode perder, mais um ótimo trabalho do cinema nacional,  uma aula de história nas telonas que instiga a saber mais sobre um assunto importante para cada brasileiro. Um tema sempre atual em um país que ainda vota código florestal e se tem notícias de índios queimados nas ruas.  



Xingu

Diretor: Cao Hamburger
Roteiro: Cao Hamburger, Elena Soares
Elenco: João Miguel, Felipe Camargo, Caio Blat, Maiarim Kaiabi, Awakari Tumã Kaiabi, Tapaié Waurá, Totomai Yawalapiti, Adana Kambeba
Produção: Fernando Meirelles, Andrea Barata Ribeiro, Bel Berlink
Direção de Arte: Cassio Amarante
Fotografia: Adriano Goldman
Trilha Sonora: Beto Villares
Duração: 102 min.
País: Brasil
Estúdio: O2 Filmes e Globo Filmes
Distribuidora: Downtown Filmes eColumbia Pictures


2 comentários:

  1. eu vi, gostei... achei excelente o João Miguel, mas o que mais me impressionou foi a caracterização... ficaram mto parecidos com os Villas-Bôas "originais"!
    um filme que eu recomendo, de fato.

    ResponderExcluir
  2. Nos próximos dias estarei curtindo este filme. Obrigado pela dica.

    Sérvulo Rocha

    ResponderExcluir