sexta-feira, 27 de abril de 2012

Crítica - Diário de um Jornalista Bêbado




San Juan em Porto Rico é uma cidade linda. No entanto, como a maioria dos países da América Central sofre com problemas sociais ainda hoje.

Em o Jornalista Bêbado filme que estreou no último fim de semana, a cidade porto riquenha, é onde se passa a produção, só que é uma San Juan da década de 60, porém os problemas de desigualdade latentes já estavam lá.

Neste cenário conturbado é que entra Paul Kemp (johnny Depp) jornalista contratado pelo The San Juan Stars, jornal local, talvez o último lugar no mundo que queira contratá-lo já que Kemp sofre com um problema sério com bebida, o que dá título ao filme.


Logo na sua chegada a sede do jornal, já dá de cara com uma manifestação de grevista. São e salvo dentro do prédio que abriga o jornal ele encontra personagens marcantes como Mobeg (Giovane Ribisi) alcoolatra e drogado e como não se fosse o bastante admirador do füher alemão Adolf Hitler. Outro que ele encontra é Sala (Michael Rispoli) um jornalista desajeitado, porém já inserido perfeitamente a sobrevivência que é o cotidiano da cidade. Estes dois acabam se tornando o ponto de referência de Paul Kemp.




Ele também acaba conhecendo, Sanderson (Aaron Eckhart), um ex-jornalista que se torna especulador imobiliário que não se importa nenhum um pouco com os cidadãos se a conversa for dinheiro e poder. Vive uma boa vida ao lado de sua namorada sensual Chenault (Amber Head).



O jornalista decadente e o promissor especulador encontram-se quando o último precisa de um jornalista para ajudá-lo a escrever positivamente sobre seu novo projeto.
Justamente neste momento começa surgir mais claramente as diferenças de valores entre os dois e para ajudar ainda tem uma mulher sedutora entre os dois.

O roteiro de Bruce Robinson que assina a direção é em cima de um livro do criador do estilo gonzo (estilo que mistura fatos jornalísticos com narração de coisas vívidas)) Hunter S Thompson. A San Juan retratada por ele nos faz praticamente sentir o cheiro das ruas e praticamente limpar o suor junto com os personagens.
Jornalista Bêbado possui momentos divertidos ainda mais quando estão juntos em cena Sala e Kemp. Aliás, a atuação de Rispoli é muito boa e faz um equilíbrio muito bom com uma atuação um pouco mais contida de Johnny Depp coisa que não difícil de se ver nos últimos anos. Vale dizer que é a segunda vez que Depp faz um persongem criado por Thompson seu amigo, já havia interpretado no filme Medos e Delírio de Terry Gilliam. É dele também a produção do filme.

Não é um filme excelente, mas é sem dúvida uma boa pedida para escapar dos filmes óbvios que pipocam por ai.


Diário de um Jornalista Bêbado

Diretor:Bruce Robinson
Roteiro:Bruce Robinson
Elenco:Johnny Depp, Michael Rispoli, Amber Heard, Aaron Eckhart, Giovanni Ribisi, Richard Jenkins, Marshall Bell,Amaury Nolasco.
Produção: Johnny Depp, Christi Dembrowski, Robert Kravis, Anthony RhulenGraham King.
Fotografia:Dariusz Wolski
Trilha Sonora:Christopher Young
Duração:120 min.
Gênero:Drama
Estúdio:Dark & Stormy Entertainment / FilmEngine / GK Films / Infinitum Nihil
Distribuidora:Vinny Filmes
Classificação:14 anos




2 comentários:

  1. Só o fato de juntar Depp e Thompson já torna o filme interessante!

    ResponderExcluir
  2. Fiquei com vontade de assistir. O legal é que leigos no assunto (assim como eu) muitas vezes optam por um filme com algum ator de peso, como o Depp, e às vezes conseguem escapar de algo muito óbvio.

    Curti o blog cara, vou passar por aqui mais vezes.

    ResponderExcluir