sexta-feira, 13 de abril de 2012

Crítica - O Príncipe do Deserto




Filmado no deserto da Tunísia, Príncipe do Deserto, narra a história de Nesib (Antonio Bandeiras), Emir de Hobeika contra Ammar (Mark Strong), Sultão de Salmaah justamente em um momento em que eles decidem fazer um tratado de paz, depois de uma guerra sangrenta, No acordo que uma parte chamada Faixa Amarela jamais pertencerá a um dos dois e conforme uma tradição local, para evitar que este acordo seja quebrado, os filhos de Ammar, Saleeh (Akin Gazi) e Auda (Tahar Rahim) serão criados por seu inimigo Nesib.



O acordo foi  mantido por anos, até que um dia o Emir de Honeika recebe a visita de uma americano de uma indústria petrolífera, que oferece a ele riqueza inimaginável se eles explorarem petróleo em uma parte do deserto que curiosamente é a Faixa Amarela. Eis a questão.




Jean-Jaque-Arnaud dos ótimos filmes Círculo de Fogo e O Nome da Rosa, foi o escolhido para assumir a direção deste bom filme embasando-se no roteiro escrito por ele mesmo e Menno Meyjes. Ele conta com boas interpretações que serviram exatamente ao propósito deste filme de deserto não deixando nada desejar.


O longa inspirado no livro do escritor Hans Ruesch, South of Heart, cujo os direitos de adaptação para o cinema estavam com o produtor Tarack Ben Ammar por mais de 30 anos, tamanho era o desejo do produtor em ver este filme nas salas de cinema.


A vontade foi realizada graças ao apoio de princesa do Catar, Mayassa Bint Hamad Al-Thani que após uma reunião com Ben Ammar e Arnaud cria Doha Film Institute com intuito do Catar ter uma indústria cinematográfica sustentável.

Uma outra curiosidade, os filmes Star Wars e Os Caçadores da Arca Perdida, passaram pelo mesmo cenário do Príncipe do Deserto por indicação de Tarak Ben Ammar. Se depender de cenário, o filme é repleto de ação.

Outra coisa importante que aconteceu no local dessas filmagens, foi o ato do de Mohammed Bouazizi  que ateou fogo ao seu próprio corpo o que desencadeou protestos que turou do poder o presidente da Tunísia Zine El-Abedin Ben Ali que estava no comando do país por mais de 20 anos.



Príncipe do Deserto é um bom filme para assistir comendo pipoca.




Prícipe do Deserto

Direção: Jean-Jaque-Arnaud
Tahar Rahim, Antonio Bandeiras, Mark Strong, Freida Pinto, Riz Ahmed, Akin Gazi e Liya Kebelde
Roteiro: Jean-Jacques Annaud, Menno Meyjes.
Produção: Tarak Ben Ammar
Fotografia: Jean-Marie Dreujou
Estúdio: France 2 Cinéma / Quinta Communications / Prima TV / Carthago Films S.a.r.l. / The Doha Film Institute
Distribuidora: Warner Bros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário