quinta-feira, 28 de junho de 2012

Crítica - A Era do Gelo 4


Por Alex Constantino



A nova tentativa do esquilo pré-histórico Scrat de obter sua tão sonhada noz acaba desencadeando um cataclismo continental que separa Manny de sua família. Agora, o mamute, juntamente com Diego e Sid, corre contra o tempo para se reunir com Ellie e Amora, e para isso, deve enfrentar não só a ameaça global como uma trupe de piratas liderada pelo simiesco e mau-caráter Capitão Entranha.

O novo capítulo da franquia reproduz a fórmula visual e narrativa dos filmes anteriores, portanto, se você já assistiu algum deles sabe muito bem o que esperar: apuro técnico da animação, esquetes repletos de gagues físicas para a criançada e fãs de Zorra Total e uma referência aqui ou acolá para agradar os marmanjos, como por exemplo uma certa “homenagem” a Coração Valente.

Fica a impressão de que se concentraram em repetir, principalmente, a dinâmica vista em A Era do Gelo 3 (a maior arrecadação da franquia até então), substituindo Buck, que faz uma brevíssima aparição no nova aventura, pela avó de Sid que exerce a mesma função de alívio cômico.

A nova personagem, introduzida na história de maneira pouco inventiva, é uma tentativa de buscar repetir o sucesso da doninha caolha do terceiro filme que era obcecada em caçar um certo dinossauro, no melhor estilo Capitão Ahab de Moby Dick. Diante disso, talvez o elemento mais inspirado do filme, seja uma certa referência irônica ao personagem anterior quando se tem em mente o animal de estimação da velinha e sua relação com ele.

O filme também compartilha com o capítulo anterior da franquia o uso eficiente do 3D, embora não com a mesma qualidade artística com que o diretor Carlos Saldanha empregou a ferramenta no terceiro filme.

A novidade fica por conta da inclusão de duas subtramas, a primeira envolvendo o pequeno dilema adolescente de Amora, com direito a todos os clichês do gênero como o amigo apaixonado relegado porque a garota quer se enturmar com o pessoal do galã, um babaca que só ele não enxerga como tal. É uma versão bem menos inspirada de A Garota de Rosa Shocking, clássico oitentista escrito por John Hughes.



A segunda é a inclusão de um interesse romântico para Diego que também peca pela originalidade, com a garota durona e arredia que após o estranhamento inicial com o herói começa a repensar se está do lado certo na briga.



Pouco original também é a tentativa de incluir um certo elemento “piratesco” à história. Some aí mais alguns clichês que parecem estar presentes somente para a certa altura uma personagem soltar a embaraçosa frase de que a pirataria não compensa.

Ok, desta vez dou o braço a torcer, foram originais em retirar aquela propaganda horrorosa e ultrajante sobre a pirataria que infesta DVDs e cinemas e a introduzirem dentro da própria história.


Assim como nos outros filmes, a história tem lá suas inconsistências, afinal, porque o Capitão Entranha se deu ao trabalho de tentar recuperar seu barco, levado pelos protagonistas, quando, logo em seguida, bastou estalar os dedos para conseguir um muito melhor somente para continuar perseguindo os mocinhos?

No fim, dentro de sua proposta, o filme é, digamos, competente em entregar mais do mesmo e se as histórias anteriores te agradaram não se decepcionará com a nova empreitada dos protagonistas.

Ficha Técnica

Direção: Steve Martino e Michael Thurmeier
Roteiro: Michael Berg, Jason Fuchs
Elenco: Ray Romano (Manny), John Leguizamo (Sid), Denis Leary (Diego), Jennifer Lopez (Shira), Queen Latifah (Ellie), Seann William Scott (Crash), John Peck (Eddie), Nicki Minaj (Haley), Drake (Ethan), Peter Dinklage (Entranha), Kunal Nayyar (Texugo) e outros.
Dublagem: Diego Vilela (Manny), Tadeu Mello (Sid), Márcio Garcia (Diego), Andréa Suhet (Shira), Carla Pompílio (Ellie), Bruna Laynes (Amora), Gustavo Nader (Eddie), Nádia Carvalho (Vovó), Jorge Vasconcellos (Capitão Entranha), Mauro Ramos (Flynn), Eduardo Borgeth (Silas), Vinicius Nascimento (Alce Jovem) e outros.
Edição: James Palumbo e David Ian Salter
Trilha Sonora: John Powell
Duração: 94 min
País: EUA
Ano: 2012
Gênero: Animação/Comédia
Lançamento: 29 de Junho de 2012

2 comentários:

  1. Eu pensei a mesma coisa antes mesmo de ler este post.

    "Sherk 1; 2 e 3"; harry Potter e as suas infinitas "pedras filosofais"... tudo bem que "em que tim que está ganhando não se mexe", mas uma hora o campeonato acaba e é hora de ir para casa...

    ResponderExcluir
  2. Olá Paula! Por coincidência pensei bastante na frase que mencionou e só não foi incluída no texto porque, na verdade, outra pérola futebolística parece casar melhor com o caso: o técnico trocou seis por meia dúzia. Isso vale tanto para o filme como uma repetição do terceiro quanto pela troca da doninha pela avó-preguiça. Bem, enquanto a franquia render para a Fox o time fica em campo para disputar a prorrogação.

    Ah, e não se esqueça que pior do que continuar a contagem é quando eles zeram e começam a contar novamente logo em seguida. Veja o caso do Homem-Aranha que estreia sexta que vem e logo dará as caras por aqui também.

    Abraços

    ResponderExcluir