quinta-feira, 5 de julho de 2012

Crítica - Espetacular Homem-Aranha


Por Alex Constantino




Transcorridos apenas 5 anos desde o lançamento do último filme da trilogia de Sam Raimi chega aos cinemas o reinício da franquia estrelada pelo popular personagem da Marvel.
Na nova reencarnação dirigida por Marc Weber (500 Dias com Ela) é recontada a origem do herói, onde encontramos novamente Peter Parker (Andrew Garfield) sob os cuidados de seus tios e tendo que enfrentar os dilemas de um estudante colegial, sendo alvo  das brincadeiras dos colegas mais populares e sonhando com o amor de Gwen Stacy (Emma Stone).
Sua rotina é alterada quando encontra uma antiga maleta, cujo conteúdo misterioso o leva até o laboratório na Oscorp do Dr. Curt Connors (Rhys Ifans), um antigo parceiro de pesquisa de seu pai. A partir daí, o jovem Peter terá que lidar com grandes mudanças em sua vida que o levarão ao inevitável confronto com o vilão Lagarto, alter-ego do Dr. Connors, e com sua própria busca por identidade.
Como o filme marca o retorno do herói teioso aos cinemas, grande parte de sua história foi reprisada, principalmente os tão conhecidos elementos de sua origem que foram responsáveis por definir sua personalidade e motivações nos quadrinhos.
Você encontrará, em novas roupagens, um certo evento familiar trágico e frase sobre responsabilidade que moldaram a carreira do aracnídeo. Porém, apesar do esforço bem-intencionado, não espere uma abordagem muito criativa.
No cinema, como em algumas outras artes, fala-se em “suspensão da descrença”, onde há uma troca em que o espectador, em nome do entretenimento, aceita como verdadeiras certas premissas de uma história ficcional, ainda que fantásticas ou improváveis.
É por esse motivo que o espectador pode até aceitar e se divertir com um ser humano de colante colorido saindo por aí para combater o crime depois de ganhar poderes ao ser picado por uma aranha. Ainda mais levando-se em conta o esforço do diretor de aproximar o visual e clima da história com aqueles encontrados nos quadrinhos, com direito a utilização do 3D (real e não convertido) para valorizar as poses clássicas vistas nas revistas do herói. Some-se ainda como ponto positivo a interpretação de Garfield que conseguiu capturar muito bem o jeitão tragicômico do amigão da vizinhança.
A trama, por outro lado, padece de originalidade quanto a abordagem dada à origem do herói,  e quando introduz conceitos novos,  como a ligação dos poderes do Homem-Aranha com o trabalho do pai de Peter, apenas cria conexões forçadas entre personagens e levanta questões que poderão levar a franquia a um rumo  que desagrade alguns fãs do personagem.
Aliás, forçar a barra é a expressão de ordem em relação ao roteiro de James Vanderbilt, onde a trama é impulsionada por um amontado de casualidades providenciais que parecem demonstrar a deficiência do roteirista em justificar alguns elementos e levar a história adiante.
Tome como exemplo uma cena de salvamento que serve, mais adiante, como justificativa para uma ajuda inesperada ao herói no clímax da história, ajuda esta completamente desnecessária dramaticamente.  Outro exemplo desse uso pobre ocorre na cena em que o protagonista tem o insight sobre sua máscara.
Lembra-se da tal suspensão da descrença vista ainda há pouco? No caso deste filme considere ser bem generoso ao barganhar em busca de entretenimento porque terá que relevar a grande quantidade de coincidências que acabam esvaziando  a força dramática daquela ligada ao tio Ben, a única que tem um papel fundamental na vida do herói.
Se você é fã do personagem encontrará uma caracterização honesta, mas não espere nenhuma obra-prima da sétima arte, nem mesmo quando comparada com outros filmes de super-heróis que vem invadindo a tela grande ultimamente.
E atenção para a cena entre os créditos finais!


Direção: Marc Webb
Roteiro: James Vanderbilt
Elenco: Andrew Garfield, Emma Stone, Rhys Ifans, Denis Leary, Campbell Scott, Irrfan Khan, Martin Sheen, Sally Field e outros.
Direção de Fotografia:  John Schwartzman
Edição: Pietro Scalia
Trilha Sonora: James Horner
Duração: 136 min
País: EUA
Ano: 2012
Gênero: Ação
Lançamento: 06/07/2012

Nenhum comentário:

Postar um comentário