quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

Crítica- Tão Forte e tão perto





Um menino de 11 anos de idade criativo, extremanete inteligente, morador de Nova York, descobre uma chave nos pertences de seu falecido pai e decide entrar numa busca por toda a
cidade para achar qual fechadura ela abre.
Aqui vale dizer que o pai morreu na tragédia do World Trade Center, apelidado por este garoto de "O Pior Dia".

Como dizia, ele está determinado a manter a ligação forte com o pai que o encorajava através de quebra-cabeças, missões, a enfrentar os seus medos e aguçar a sua perspicacia. O meio que ele tem, é encontrar a porta que a tal chave abre.


Com isso em mente  decide enfrentar  Nova York e seus medos ao encontrar diversos tipos de
pessoas que, de seus jeitos, são sobreviventes também a tragédia que feriu a América bem no seu coração.Aos poucos ele vai entendendo melhor a ligação que ele tem com seu amado pai, com a sua solitária mãe e com um mundo todo que ele tem que conviver. Esta é caminho e missão de Oskar Shell.

Para conduzir esta estória comovente, foi chamada uma equipe competente e premiada. Para a direção Stephen Daldry, o mesmo de Billy Elliot, As Horas e O Leitor, todos indicados ao tão cobiçado prêmio do Oscar. Para viver o pai e mãe do garoto, foi chamdo Tom Hanks vencedor do prêmio da Academia por duas vezes por suas atuações em Forrest Gump - O contador de histórias Filadelfia. e Sandra Bullok vencedora por Um Sonho Possível,  além do grande ator Max von Sydow também indicado ao Oscar por “A Ilha do Medo”, “O Escafandro e a Borboleta”, “Pelle, o Conquistador” e Viola Davis indicada ao prêmio por Dúvida e este ano por Histórias Cruzadas. Todos eles trabalhando na estória do romance do jovem escritor Jason Safran que foi adaptada por Eric Roth, outro desta equipe que já foi agraciado por estatueta dourada por seu trabalho em Forrest Gump- O Contador de histórias e O Informante. Além de outros na equipe técnica que também foram indicados e premiados.

     Max Von Sydow em cena do filme

O que esperar de uma estória comovente, centrada em uma criança que perde o pai no 11 de Setembro e com uma equipe tão premiada como esta?

Se espera Oscar e se torce por Oskar, o personagem vivido por Thomas Horn, para que ele consiga realizar a sua busca e superar a perda do pai. Torcemos em cada passo que ele dá com o seu panderinho pelas ruas da megalópole da ilha de Manhattan. Sim torcemos e torcemos e?

Aí que entra a coisa toda que me surpreendeu vindo de uma equipe encabeçada por Stephen Daldry, não se tem um aprofundamento que se espera a cada minuto do filme, ficando apenas na superfície dos personagens supostamente poderosos, que a meu ver prejudica e tira a força que estória poderia ter. Não estou dizendo que o filme não seja comovente, porque é. Mas é menos do que poderia ser, ainda mais por se tratar de Stephen Daldry que fez um belíssimo trabalho em As Horas. Também é desnecessário ter Tom Hanks e Max von Sydow no elenco. Um filme que poderia ser muito mais, muito mais que apenas uma busca por Oscar, digo do Oskar. Me deu vontade de ler o livro e conhecer melhor estes personagens.

Mesmo com tantos poréns e "ses" o filme foi indicado ao Oscar por Melhor Filme e melhor ator coadjuvante para Max von Sydow.

Se você gosta de ver todos filmes que concorrem a estatueta este ano ainda há tempo, Tão Forte e tão perto estréia nesta sexta nos cinemas. Depois de assistir volte aqui e me diga se concorda ou não comigo.


Tão Forte e tão perto

Elenco:  Tom Hanks, Sandra Bullock, Tom Horn, Max Von Stdow, Viola Davis, John Goodman, Jefrey Wright e Zoe Caldwell.
Direção: Stephen Daldry
Roteirista: Eric Roth
Produtor: Scott Rudin          
Produtores Executivos: Celia costas, Mark Roybal e Nora Skinner.
Autor: Jonathan Safran Foer

Um comentário:

  1. A história do filme não parece ser interessante. Uma história no qual uma criança acha uma chave e vai a procura de sua fechadura não chama muito atenção, nem mesmo pelo fato de ter sido deixada pelo seu falecido pai.
    Posso mudar de idéia depois de assisti-lo, porem, o ponto positivo desse filme vai para os atores de peso. Assistirei para checar a atuação da Sandra bullock, no qual, sou fã.
    Mas quem sabe mudo de idéia quanto a história :)

    ResponderExcluir