sábado, 11 de fevereiro de 2012

Crítica- O Despertar





Imagine uma Inglaterra no ano de 1920 recém saída da Primeira Guerra Mundial e da Gripe que matou milhares de pessoas. É neste período e cenário que acontece a trama de O Despertar, filme que estréia neste fim de semana.

O que um número elevado de mortes causa? Comoção, tristeza, depressão, tudo pela dor da perda. E qual é a reação das pessoas diante de tais sentimentos negativos? Surgem os fantasmas.


E quando se fala em fantasmas no roteiro de Nick Murphy e Stephen Volk, não tem como não falar em Florence, personagem vivido por Rebecca Hall (Vicky Cristina Barcelona). Aliás, a cena de apresentação da personagem, não que nunca tenha sido feito algo parecido, vale dizer que foi muito bem executada por Nick Murphy que além de ter escrito o roteiro, também assina a direção.



Logo depois, o senhor Mallory que é interpretado por Dominic West ( 300 e Sorriso de Monalisa) apresenta um desafio a Florence. Que ela visite um colégio para garotos, o qual está sendo assombrado por um fantasma.

Juntos, tentam entender o mistério que acontece na velha casa que deu lugar ao colégio. Através da ciência aplicada por Florence, tentam entender os eventos sobrenaturais. Murphy consegue fazer um bom trabalho criando uma boa tensão e suspense com uma direção segura e com cenas interessantes, embora não tenha como fugir de certos clichês neste gênero. E tudo isso feito em cima de um roteiro razoável, que nos apresenta aos poucos as buscas de cada personagem.


Ao meu ver o problema vem na parte final onde parece que tudo fica meio perdido em explicações demais em algumas partes, e de menos em outras.

De toda forma, mesmo caindo no "mais do mesmo" em alguns momentos, é um filme bom se comparado aos últimos lançados neste gênero. Destacaria a direção boa para uma estréia, uma trilha sonora também apropriada. Enfim, o filme foi mais do que eu esperava.
Certamente para quem gosta deste tipo de filme será um bom divertimento.





Filme O Despertar (The Awakening)
Diretor: Nick Murphy
Roteiro: Nick Murphy, Stephen Volk
Elenco: Rebecca Hall, Dominic West, Imelda Staunton, John Shrapnel, Richard Durden, Tilly Vosburgh, Ian Hanmore, Lucy Cohu, Diana Kent, Alfie Field.
Produção: Sarah Curtis, Julia Stannard, David M. Thompson
Trilha Sonora: Daniel Pemberton
Fotografia: Eduard Grau
Duração: 107 min.
Ano: 2011
Gênero: Terror
Distribuidora: PlayArte

Nenhum comentário:

Postar um comentário