quinta-feira, 17 de novembro de 2011

Newton Heath!

Peça uma cerveja e vamos conversar um pouco sobre futebol.

Hoje gostaria de falar um pouco sobre o Newton Heath Cricket & Club Football que pouco tempo depois se tornou Newton Heath. Como todo começo de um clube de futebol foi díficil principalmente porque o futebol ainda estava muito longe ser um esporte popular como ele é hoje.Em 1878 data de fundação deste clube, como no nome do clube dizia, primeiro vinha o cricket.


Por essas e outras, tinha que se trocar em Pub, andar cerca de um kilômetro para chegar no campo do jogo. O primeiro uniforme era verde e amarelo.

E não era uma homenagem a seleção brasileira, já que o futebol ainda estava longe do Brasil. Era sim uma homenagem as cores da fabrica que representavam Lancashire e Yorkshire Railway, posto que disputavam jogos c
ontra outras equipes de outros departamentos e fabricas vizinhas.
Aos poucos as coisas foram melhorando e o futebol começou a tomar ares mais profissionais quando F Attock assumiu o clube como primeiro presidente e procurou agregar ao elenco alguns bons jogadores na época. Esta iniciativa foi um passo para disputar o primeiro campeonato, a Copa Lancashire temporada 1883/1884.
Com uma base e um apoio os jogadores partiram para disputa. O triste foi que o time não passou da primeira fase, sendo eliminado logo de cara para o Blackburn Olimpic que havia vencido a FA Cup.
Um pouco mais para frente mesmo com todas as dificuldades de um clube jovem, em um esporte também ainda jovem. Conseguiu disputar a Manchester Cup, que venceu algumas vezes e pleiteou assim a participação a Football League que foi negada.
No ano de 1891 com interesse cada vez maior em disputar o campeonato organizado pela Football League, começou a investir em seu primeiro estádio o North Road, construindo uma arquibacanda para 2000 torcedores.
Um pouco depois do investimento a Football League anunciou a criação da Segunda Divisão da sua liga e as mudanças no clube se tornaram inevitáveis em nome de um sonho de se tornar grande, e uma das decisões tomadas foi se desvencilhar da Lancashire e Yorkshire Railway. Com esta separação surgiu o Newton Heath FC.
O anos seguintes continuaram duros, difíceis, ainda mais pela falta de recursos para manter o estádio e as viagens do time. Aconteceu a estréia na Liga e com ela a primeira derrota para o Blackburn Rovers. Mesmo sem muita regularidade a equipe foi se mantendo na Liga.
Em 1893 a equipe por questões contratuais perdeu o seu estádio e teve que mudar a sua casa para Clayton, mais precisamente para a Bank Street, a equipe Verde-Ouro continuou se mantendo aos trancos e barrancos pela dificuldade financeira até cair para a segunda divisão.
Tempo complicado que fizeram novas mudanças acontecerem, mudanças que permanecem até hoje. No ano de 1902 a equipe passou a ter um uniforme com camisas vermelhas abandonando assim o verde-ouro, marca da equipe. Também foram rebatizados como Manchester United!

Continua...

Fontes de pesquisa.
Os excelentes:
e o Site oficial: http://www.manutd.com/


Nenhum comentário:

Postar um comentário