segunda-feira, 21 de novembro de 2011

Abutres


s.m. Ave de rapina, diurna, de cabeça e pescoço depenados e coloridos, encontrada nas montanhas do Velho Mundo, e que se nutre de cadáveres. (Certas espécies de abutre são encontráveis nos Pireneus e chegam a atingir 1,25 m de envergadura.) / Fig. Indivíduo que tira proveito da desgraça alheia. (dicionário Aurélio)




Porrada.Tensão.Ansiedade. Ruas. Sujeira. Morte.Carro. Ricardo Darín. Ricardo Darín?
Normalmente quando se escuta falar de Ricardo Darín sabemos que se trata de cinema argentino e que ele interpreta um personagem buona gente, certo?
Certo, mas não neste caso. A parceria com o diretor Pablo Trapero (diretor de Leonora) faz com que o ator argentino interprete Sosa um advogado que se dedica as vítimas de acidentes de trânsito.


Através destas marcas de sangue no asfalto que Trapero  vai nos contando o tamanho da sujeira que Sosa está envolvido. Nos apresentando em cada cena o quão complicado é para se livrar desta máfia que toma conta da sociedade carente e fragilizada que sofre com a morte trágica. Cada cena é como se o povo tomasse  uma porrada pelo descaso do Estado.

E é nesse ambiente nada propício que Luján uma médica vivida por Martina Gusman (Esposa de Trapero)  conhece Sosa e aos poucos vão se entendendo, enquanto a sujeira é jogada no ventilador.




Em uma cena lindissima em uma lanchonete de beira de estrada que Darín, coloca a cabeça para fora da lama e nos mostra o quão humano estes personagens são e que quem sabe os Abutres também amam.




Recomendo que vocês assistam este filme não só pela qualidade apresentada pelo cinema argentino nestes ultimos anos, mas por uma direção segura de Trapero, onde conduz cenas violentíssimas, mas que cabem perfeitamente no roteiro que tem a fórmula que Hollywood pede, mas com alma.  E também sem sombra de dúvidas por atuações incríveis mais uma vez de Darín e de Gusman.


Se você não viu no cinema, faça como eu compre o filme pois você não vai se arrepender.


Abutres (Carancho)
Diretor: Pablo Trapero
Elenco: Ricardo Darín, Martina Gusman, Carlos Weber, José Luis Arias, Loren Acuña, Gabriel Almirón, José Manuel Espeche
Produção: Pablo Trapero
Roteiro: Alejandro Fadel, Martín Mauregui, Santiago Mitre, Pablo Trapero
Fotografia: Julián Apezteguia
Direção de Arte: Mercedez Alfonsín
Figurino: Marisa Urruti
Edição: Pablo Trapero e Ezequiel Borovinsky
Duração: 107 min.
Ano: 2010
País: Argentina / Chile / França / Coreia do Sul
Gênero: Drama
Cor: Colorido
Distribuidora: Paris Filmes
Estúdio: Fine Cut / L90 Producciones / Matanza Cine / Patagonik Film Group
Classificação: 14 anos



Ficha técnica e fotos: Adoro Cinema

Nenhum comentário:

Postar um comentário