segunda-feira, 15 de agosto de 2011

Existem coisas que só Lars von Trier faz por você!


melancolia (me-lan-co-li-a)

s. f.
Tristeza vaga, indefinida: atingiu-o a melancolia da tarde.
Estado de depressão intensa, traduzindo sentimento de dor moral e caracterizado pela inibição das funções motoras e psicomotoras.





Polêmico, persona non grata, pessimista e inúmeros adjetivos pejorativos são associados a ele. Se ele os merece? Talvez. Muitos dos que conhecemos também são intragáveis. Nós mesmos temos dias que olha...dias que é melhor ficar longe das pessoas.

Agora se cinema são imagens, Lars Von Trier é gênio.

Se cinema são imagens, o prólogo de Melancolia, novo filme do diretor dinamarquês, só confirma a sua qualidade, é Estupendo.



O filme tem um roteiro excelente aliado a uma ótima escolha narrativa que me fez pensar: Um bom filme é aquele que te prende por não saber o que vai acontecer ou que prende justamente por você já saber?

Como é comum nos filmes que assisti deste cineasta, ele é direto e faz com que se reflita e muito sobre o que ele se propôs a mostrar e contar da sua maneira peculiar.

Neste novo filme o diretor nos joga na cara a melancolia seja ela no mais profundo de cada indivíduo ou na forma de um imenso planeta que pode colidir com a Terra.

O filme como já é característico de von Trier é dividido em duas partes.Na primeira acompanhamos o olhar de Justine(Kirsten Dunst) em meio a sua festa de casamento, seus sofrimentos e confusões. Na segunda chamada de Claire (Charlotte Gainsbourg) é onde conhecemos uma personagem preocupada com a irmã (Justine) e com uma segurança instável embasada no apoio do marido John (Kiefer Sutherland).

A escolha em nos mostrar esta aflição, esta angústia toda é através de uma família, mais focado no olhar das duas irmãs, isso faz com que mergulhemos nas personagens e como elas se relacionam entre si e com o mundo que vivem.



Aos poucos entendemos como elas lidam com suas crenças, dúvidas, instabilidades, com o  medo que "seus mundos" repleto de melancolia e com tamanha proximidade desmoronem, tal como acontece com o planeta Terra, vendo a aproximação do gigante Melancholia para destruir tudo que se conhece por vida.

Interpretações fortes que vale destacar as participações de John Hurt e Charlotte Rampling respectivamente com pai e mãe, imagens fantásticas e direção certeira são marcas deste grande filme. 

Se você gosta de cinema tem que assistir, é excelente.

Agora advirto, não vá assistir se for o primeiro encontro nem o terceiro encontro com alguém. Aviso também aos mais desavisados que: Existem coisas que só Lars von Trier e a baixa serotonina dão para você.





Título original: Melancholia
Ano: 2011 (Dinamarca, França, Alemanha, Itália, Suécia)
Direção: Lars von Trier
Elenco: Kirsten Dunst, Charlotte Gainsbourg, Kiefer Sutherland, John Hurt, Charlotte Rampling.
Gênero: Ficção Científica
Duração: 130 min



*Definição de melancolia dicionário web

Nenhum comentário:

Postar um comentário