domingo, 19 de junho de 2011

Você pararia em hotelzinho de beira de estrada e tomaria um banho?




Você pararia em um hotelzinho de beira de estrada e tomaria um banho?

Sei, você não tem medo de hotéis de beira de estrada. Ok. Ótimo.Agora e se eu perguntasse um pouco diferente, que tal assim? 

Você pararia no hotel Bates para tomar uma banho, sabendo que Norman Bates é o gerente do hotel? Ainda sim você não tem medo. Ok.  Quem é este tal de Norman Bates?

Peço então um favor, assista este trailer de um filme da década de 60.





Você provavelmente ainda não tem medo. Aliás porquê você teria medo de um gordinho simpático falando inglês sobre um filme da década de 60. E ainda em preto e branco, que coisa chata já que não tem efeito especial nenhum. Que absurdo!

Então vamos lá, este  gordinho simpático foi, é e sempre será para qualquer um que goste ou trabalhe com cinema uma referência, já que ele foi, diretor, roteirista, produtor e ator, um verdadeiro homem do cinema, o nome dele? Alfred Hitchcock se é que você nunca escutou falar dele.(Tenho quase certeza que você o conhece)

O trailer que coloquei é de um filme marcante chamado “Psicose” e que tem uma das cenas mais importantes da história cinematográfica, a famosa, cena do chuveiro.
Psicose” é um dos grandes filmes da safra Hitchcockiana, por inúmeras razões, por seu roteiro ousado escrito por Joseph Stefano, pela certeira direção e também pela maravilhosa campanha de marketing.


Claro que ele fez outro filmes, grandes filmes, como Lifeboat ( Um Barco e Nove Destinos), Rope ( Festim Diabólico), Vertigo ( Um Corpo Que Cai), The birds (Os Pássaros) e tantos outros, com certeza, voltarei ao Mestre do Suspense várias vezes quando falar de cinema.

Uma curiosidade interessante do Hitchcock é que ele gostava de aparecer nos seus filmes e isso foi tão marcante que muitos fãs iam ao cinema apenas para procurar o diretor.

Falando em curiosidades gostaria de de citar algumas sobre o filme Psicose:
O filme custou 800 mil dólares e faturou 50 milhões de dólares de bilheterias no mundo inteiro.

O chuveiro que se vê filmado de baixo para cima na realidade tinha  dois metros de diâmetro, para que a câmera pudesse captar os jatos d'água com maior intensidade.

A cena do chuveiro demorou sete dias para ser completamente filmada, e utilizou 70 diferentes posições de câmera para ser gravada.

Hitchcock recebeu uma carta certa vez, de um pai enfurecido, dizendo que sua filha apavorada, recusava-se a entrar no chuveiro, após ver o filme. Hitchcock respondeu à carta, sugerindo ao pai a levasse para uma lavagem a seco.

Também é o primeiro filme da história do cinema americano a focalizar um vaso sanitário dando descarga, o que era considerado de mau gosto, na época.

O filme teve três sequências: Psicose 2 foi lançada em 1983, Psicose 3 em 1986, e o capítulo final foi lançado em 1990. Houve também um especial chamado Bates Motel em no ano de 1987 e uma refilmagem em 1998 dirigido por Gus Van Sant que foi como uma homenagem ao grande Hitchcock.
Agora de nada adianta as curiosidades que citei se você não assistir o filme.

Espero que tenha deixado você não que não assistiu com vontade de ver e aquele que já viu com vontade de rever este clássico do cinema.

Aliás, procure onde aparece o senhor Hitchcock neste filme e me diga.

Filme:  Psyco (Psicose)
Ano:    1960
Direção: Alfred Hitchcock
Elenco: Janet Leigh
            Anthony Perkins
            Vera Miles
            John Gavin
            Martin Balsam
Gênero: Suspense/Terror

Nenhum comentário:

Postar um comentário