domingo, 29 de maio de 2011

Ei Folclore, cadê você?



Saci, óxi, crack, psicóloga e Ziraldo? O que eles têm em comum?

Ziraldo: O do “Menino Maluquinho? Viu como você sabia? É um cara pra lá de conhecido, um cartunista muito prestigiado e respeitado.

Óxi: Droga feita da mistura da base da cocaína, querosene ou gasolina e permanganato de potássio, o que deixa a droga extremamente barata e os danos causados aos usuários é extremamente devastador.

Crack: Droga também feita da mistura da base de cocaína com bicabornato de sódio, quanto aos danos causados são devastadores, em escala um pouco menor que os causados pela droga citada acima.

Psicóloga, chamada Selma Rejane Setani, da Secretaria do Estado Saúde ajudou a fazer um panfleto com a intenção de informar os usuários de crack a diferença entre as duas drogas.

Saci, personagem do folclore brasileiro, também conhecido como Saci-Pererê normalmente representado por um negro jovem de uma só perna, portador de uma carapuça sobre a cabeça que lhe confere poderes mágicos.

Depois de apresentá-los resumidamente, podemos perceber quê? De fato eles não têm nada a ver um com o outro, certo? Exceto as duas drogas óxi e crack. Foi justamente por conta delas que tudo começou. A chegada do óxi no Brasil levou as autoridades do país a ficarem atentas a sua disseminação. E tem sido cada vez mais preocupante pela rapidez que isso vem ocorrendo.Uma das preocupações é a semelhança que tem com o crack e por conta disso uma das ações é informar os usuários de crack sobre os perigos mais devastodores do óxi.

A Secretaria do Estado de Saúde fez um panfleto informando as diferenças entre as drogas. Para ilustrar queriam uma imagem. Qual imagem pensaram? Isso, Saci e colocaram ao lado a frase: "Nem tudo é o que parece...", explico, os usuários de crack se autodenominam “sacizeiros”, então segundo os criadores do panfleto seria uma ótima idéia então pegar a imagem do garoto de uma perna só. Onde conseguir uma imagem? Isso, google. Pegaram a tal imagem, só que ela tinha direitos autorais, pertencentes a quem? Bingo! Ziraldo. E é neste momento que vemos o que eles têm em comum.

O que acontece é que o agente do cartunista liberou o uso da imagem, só que não sabia para que tipo de panfleto era. Quando descobriu, pediu para que não fosse usado. E todos os mil panfletos que já estavam sendo distribuídos na “Cracolândia” (Lugar onde existe uma grande aglomeração de usuários da droga) no bairro do Brás em São Paulo, pararam de ser distribuídos.

Quando entrevistada a psicóloga disse que os panfletos não vão resolver o problema, mas que é um inicio. Tudo bem, entendo a intenção e que algo precisa realmente ser feito, mas me pareceu que tudo isso aconteceu na correria, se gastou dinheiro para fazer os panfletos para nada. Usou um grande nome como o do Ziraldo para nada.

Agora o que mais me indigna é associar a imagem do mito do Saci neste caso. Segundo o mito so século XVIII ou inicio do XIX do nosso folclore ele é uma divindade com sabedoria, com controle e manuseio de ervas medicinais, já que é dele o domínio das matas onde ele guarda suas ervas sagradas. Fora que ele é sempre representado como brincalhão, amigo das pessoas e animais. Enfim, um dos maiores mitos do nosso Folclore. Agora me diz qual é a relação com este panfleto?

Acredito que se deve agir com responsabilidade quando se faz uma apropriação como esta.

Talvez lembrar para não esquecer que temos um folclore! Que o seu dia é 22 de agosto e que dia 31 de Outubro aqui no Brasil é dia do Saci.

Um pouco de cuidado com as coisas nunca é demais!Cuidado para que as coisas não entrem num buraco, aquele que acaba o mundo, sabe?

Encerro o texto cantando para não esquecer:


Hoje é domingo
Pé de cachimbo
Cachimbo é de barro
Bate no jarro
O jarro é de ouro
Bate no touro
O touro é valente
Bate na gente
A gente é fraco
Cai no buraco
O buraco é fundo
Acabou-se o mundo.”


Nenhum comentário:

Postar um comentário