segunda-feira, 19 de setembro de 2011

Visite a nossa sala de projeção









Sempre que eu entro em uma sala de cinema sigo alguns rituais: primeiro, olho ao espacinho que leva à sala de projeção; depois, procuro um bom lugar para sentar e, acomodado, espreguiço-me algumas vezes para me esticar um pouco (contudo, isso de nada adianta, já que no meio do filme já estou todo torto na cadeira). Ainda depois, dou uma olhada nas pessoas e torço para ninguém ficar falando no meio do filme. E, claro, faço o que já comentei n'O Número 8: sempre dou uma olhadinha nos rostos das pessoas no meio do filme. Muito bacana ver as reações.


Quero voltar em um ponto citado acima, sobre olhar ao espacinho que leva à sala de projeção. Sempre tive vontade de ficar lá, um dia, vendo como as coisas funcionam, mas nunca encontrei nenhuma plaquinha dizendo: “Visite nossa sala de projeção”.


Deve ser por isso que eu gosto tanto do Totó, um garotinho sensacional que teve um amigo fantástico chamado Alfredo. Explico:


Cinema Paradiso é o lugar onde os moradores da cidade de Giancaldo vão para se divertir, seja lá o que cada um tem por diversão. É um lugar onde, apesar das diferenças, todos se reúnem. Totó é um destes moradores levados pelo encanto do cinema, entre aqueles que nem piscam os olhos quando o filme está passando. Já Alfredo, o projecionista, está ao lado do povo: é um cara que a cidade inteira adora. Graças a essa relação, cria uma amizade incrível com Totó, que, o tempo todo, quer estar ao seu lado, na sala de projeção


A amizade só cresce. Acompanhamos o garotinho que se torna adulto, que se apaixona e aprende não só sobre cinema, mas sobre o amor e a vida, com histórias e os melhores conselhos de seu amigo – o melhor amigo. Totó não seria Salvatore não fosse a relação de amizade com Alfredo.


A tudo isso, acrescente uma trilha sonora absolutamente espetacular de Ennio Morricone e a toada tão característica de Giuseppe Tornatore e suas belas imagens, em um ambiente simples e tão sincero: a Itália do pós-guerra, em uma fase anterior à da televisão.


Vale comentar também uma das vezes que Totó, ainda garotinho, está com Alfredo na sala de projeção. Ao meu ver, uma das cenas mais lindas do filme e do cinema. É o momento em que algumas pessoas não conseguem entrar para ver o filme. Gritam na praça e pedem pela ajuda do projecionista. A cena é espetacular como o próprio filme. Quem já viu sabe, quem não viu deveria assistir. E, se quiser, volte para me contar o que achou. O filme de Tornatore é uma declaração de amor à vida e ao cinema.


Por isso, quando entro em uma sala de cinema, procuro pelo espacinho que leva à sala de projeção. Busco, assim, a escultura de leão do Cinema Paradiso.



Bons filmes!



Cinema Paradiso (Nuovo Cinema Paradiso) 1988
Direção Giuseppe Tornatore
Roteiro Giuseppe Tornatore e Vanna Paoli
Elenco:Philipp Noiret, Enzo Cannavale, Antonella Attili e Marco Leonardi
Musica: Ennio Morricone


Nenhum comentário:

Postar um comentário